POEMA: HABACUQUIZANDO A FÉ - uma reflexão acerca do livro bíblico de Habacuque.
POEMA:
HABACUQUIZANDO A FÉ
AUTOR:
Cleiton Marcio Santos Souza
Em nova conversa com o jovem advogado
O referido disse que havia um personagem bíblico que era o seu
retrato
Percebendo que o jovem se mostrava perplexo e pensativo
O indaguei qual seria o motivo
Solicitei que melhor explicasse à afirmativa
E ele aduziu que lendo o livro do profeta Habacuque, teve uma
experiência valorativa
Explanando acerca das suas boas novas, mostrou-se desejoso e
evocativo
Disse que tinha que explicar a história que havia lhe deixado
contemplativo
De logo, fez lembrar que o nome Habacuque vem do hebraico “habac”, que significa ABRAÇAR
O aprendizado advindo das visões do profeta, é de congraçar
Apontou que o referido livro é dividido em dois questionamentos
do profeta
Seguida de duas respostas divinas seletas
No capítulo 3, Habacuque se mostra rendido a graça e soberania
divina
Em homenagem, faz um salmo grandioso, apresentando uma mensagem
que fascina
Apontou que deparou-se com um profeta, sem genealogia e sem
naturalidade
Mas, com muita ousadia, colocou Deus na parede, provocando
adversidade
O jovem elucidou, que assim como o profeta, por inúmeras vezes
questionou Deus
Também indagando-o acerca dos atos teus
Analisando o seu atuar
E também o seu tolerar
Por que o ímpio consegue prosperar?
E o justo apanhar?
Por que o mau reina!
E o bem estreita!
Entretanto, suas perguntas foram totalmente respondidas
A solução veio com réplicas eclodidas
Disse que a bíblia aponta que o profeta estava revoltoso e
indignado
Pois, entendia que Deus estava estagnado
Habacuque, inicia seu o livro adotando um tom voraz e forte
Buscando explicação que lhe conforte
O início é estarrecedor
Pois, grita o profeta: até quando, Senhor?
Clamarei eu, e tu não me escutarás?
Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?
Indagava por qual razão Deus lhe mostrava diariamente a
iniquidade
Sendo ele um homem reto no Senhor, achava uma ambiguidade!
O fazia ver a opressão?
Estando diante da destruição
Tendo que suportar ainda a violência e confusão.
Assistia a lei afrouxar
A justiça nunca se manifestar
O ímpio ao justo cercar
E quando aplicado o direito, o interesse desvirtuar
Ante o audacioso questionamento, Jeová teve que lhe responder
Disse que uma obra inacreditável iria acontecer
Apontou que o povo caldeu, iria remeter
Idolatras, cujo próprio deus é o seu poder
Uma nação feroz e impetuosa
Terrível e espantosa
Para o seu povo santo devastar e aniquilar
Derrotar e subjugar
Diante do quase incompreensível revide de Deus
Restou ao profeta lançar mão de mais um questionamento seu
Como poderia Deus combater o mau com o mau, enalteceu
No momento em que a realidade já se mostrava perversa e
insuportável, entorpeceu
Não entendia como a violência emanaria juízo e dignidade,
esclareceu
O profeta exclamou contra Deus, não és tu desde a eternidade?
Conhecedor da história, então que julgasse com equidade
Arrogantemente disse “Nós não morreremos”, causando perplexidade
E provocando disse: “Ó Rocha, nos fundaste para castigar?”
No limite de sua racionalidade, passou a falar
Deus, tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal,
Como poderia ter uma cegueira tão abismal
Que a opressão não podes contemplar.
Inadmissível, ver o ímpio devorar aquele que é mais justo do que
ele, e o Senhor se calar
Para os que procedem aleivosamente, somente olhar
E por que farias os homens como os peixes do mar
Que não têm quem os possa governar
O profeta simbolizando a ação do ímpio como a uma rede jogar
E os aludidos peixes quando quisesse pegar
Depois, o povo perverso iria alegrar e regozijar
Pior, mesmo sendo instrumento de Deus, por serem pagãos,
atribuiria a farta colheita ao seu próprio deus, e a Jeová iria rejeitar
Ou seja, Deus levantaria um povo que iria fazer sua justiça, e
sequer iria lhe adorar
O profeta finaliza seu segundo questionamento, a Deus
enquadrando
E incrivelmente destacando...
Sobre a minha torre de vigia me colocarei
Sobre a minha fortaleza me apresentarei
Para ver o que Deus me dirá, vigiarei
E quando os outros me questionar, uma resposta terei
Quanto ao seu segundo questionamento, Jeová rebateu
Então lhe respondeu
Mandando o famigerado profeta escrever a visão, surpreendeu
E tinha que ser bem legível sobre tábuas, sucedeu
Para que pudesse ler quem até mesmo passasse correndo, então, um
outdoor escreveu
A mensagem nas tábuas apontavam que a visão certamente viria
Que o evento danoso sobre Jerusalém não tardaria
Resumindo todo o paradoxo conflitivo de Habacuque por meio de
uma frase
Apresentou a visão com muita classe
Ensinou que por mais que o ímpio prosperasse
Sua alma orgulhosa, não era reta
E o seu fim estaria próximo, e a retribuição era certa
Depois veio o grande alerta
O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ!
Repetindo, O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ!
Único momento em que a palavra fé é mencionada no Antigo
Testamento
Serviu para apaziguar o coração de um profeta em tormento
Trouxe não só para Habacuque, mas, para todos nós, discernimento
Em Habacuque 02: 20, depois de expor a visão, Deus manda profeta
ficar em silêncio
No capítulo 3, o profeta homenageando Deus, buscou redenção pela
postura equivocada
O outrora homem bruto, arrogante, audacioso, revelou sua fé
arquivada
E o profeta veementemente ditou: Ouvindo-o eu
O meu ventre se comoveu
Escutando sua voz, tremeram os meus lábios, emudeceu
Entrou a podridão nos meus ossos, estremeceu
Em silencio aguardarei o dia da angústia, compadeceu
O jovem disse que aprendeu que não devemos colocar Deus na
parede
Que em Provérbios 16: 18 já diz que a soberba, a ruína precede
Temos que caminhar na fé independente dos percalços, enverede
Caminhando na graça de Deus, nossos passos restarão
fortalecidos, procede
Explanou que a motivação existencial do justo, até virou
baluarte da reforma religiosa protestante nos idos de 1500
Já no livro de ROMANOS 01: 17, HEBREUS 10: 38 e GÁLATAS 03: 11,
tal postulado serviu de embasamento
Na epístola aos ROMANOS, Paulo aponta que a JUSTIÇA PELA FÉ é o
tema central
Já no livro de HEBREUS evidencia que a perseverança na vivencia
pela fé é fulcral
A passagem em GÁLATAS foi utilizada para discutir fé e lei
mosaica, distinção essencial
Logo, percebemos que a lição que Deus passou, é excepcional
O jovem cristão indagava com muita exaltação
Segundo a majestosa deliberação
Um outdoor deve ser escrito em tábuas de carne do coração
Onde a fé deve ser a nossa bandeira, e nos levará a salvação
Ajudando a suportar qualquer tribulação
Evitando todo tipo de emulação
Aprendeu que temos que habacuquizar a nossa FÉ
Abraçando sem medo qualquer aflição, é a nossa contrafé
Fazendo uso do ensinamento devocional
Aprendeu que a DOR É INEVITÁVEL, MAS, O SOFRIMENTO É OPCIONAL
Devemos nos agarrar a Deus, rogando pelo seu amor incondicional
Deixando para trás os obstáculos, e adotando uma caminhada
racional
Andando sem medo
Orando com zelo
Com fé no Senhor
Me torno um vencedor
Habacuquizando a fé, vou seguindo
A cada passo vou refletindo
Porque, lendo o SALMO DE HABACUQUE, vou erigindo:
Com o coração e espirito quebrantado, vou repetindo
Ainda que a figueira não floresça
Ainda que não haja fruto na vide
Ainda que decepcione o produto da oliveira
Ainda que os campos não produzam mantimento
Ainda que as ovelhas do aprisco sejam exterminadas
Ainda que nos currais não haja gado
Ainda que me tire tudo, restará minha fé!
E eu me alegrarei no Senhor;
Exultarei no Deus da minha salvação.
Porque o Senhor Deus é a minha força,
E fará os meus pés ligeiros
E me fará andar sobre as alturas
Por fim, um GLÓRIA a Habacuque, meu professor
E um GLÓRIA a Deus, meu SENHOR
AMÉM!
ASS: Cleiton Marcio Santos Souza,
Advogado, escritor, poeta, adorador de
Cristo Jesus Nosso Senhor.
Contatos para sugestão, crítica e
esclarecimento: 71 98173-6176 / 71 99306-3557 [whatsapp’s]
E-mail: cleiton704@gmail.com
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