A IGREJA DEVE REBELAR-SE CONTRA A INJUSTIÇA SOCIAL? UM MANDAMENTO DIVINO E HUMANITÁRIO!

AUTOR: CLEITON Marcio Santos SOUZA.

 

A própria BÍBLIA aponta para uma SEVERA PREDIÇÃO DE RUÍNA, em desfavor de uma Nação INJUSTA, a saber: UM LOCAL ONDE O RICO, A CADA DIA FICAVA MAIS RICO, E O POBRE, A CADA DIA FICAVA MAIS POBRE!

 

A indignação divina não adveio por causa do simples ENRIQUECIMENTO x EMPOBRECIMENTO, mas sim, em virtude da evolução não ter ocorrido sob o postulado da IGUALDADE DE CONDIÇÕES e da NÃO EXPLORAÇÃO PERVERSA DO MAIS FORTE EM DESFAVOR DO MAIS FRACO!

 

Uma realidade totalmente “INCOMUM” a nossa!

 

O texto sagrado, no livro de AMÓS 05: 7; 10-12 e AMÓS 02: 06, aponta que a NAÇÃO HAVIA SE AFASTADO DA J-U-S-T-I-Ç-A, vejamos às práticas pecaminosas cometidas:

 

- Vocês praticam a INJUSTIÇA, que causa AMARGURA;

- NÃO respeitam os DIREITOS DOS OUTROS;

- Vocês têm ÓDIO daqueles que DEFENDEM A JUSTIÇA;

- Detestam as testemunhas que FALAM A VERDADE;

- Vocês exploram os pobres;

- Cobram IMPOSTOS INJUSTOS;

- Vocês MALTRATAM AS PESSOAS HONESTAS;

- Aceitam dinheiro para TORCER A JUSTIÇA;

- NÃO RESPEITAM OS DIREITOS DOS POBRES;

- Escravizam PESSOAS HONESTAS QUE NÃO PODEM PAGAR AS SUAS DÍVIDAS;

- Escravizam pessoas tão pobres, que não podem pagar a DÍVIDA QUE FIZERAM PARA COMPRAR UM PAR DE SANDÁLIAS;

- Perseguem e humilham os pobres;

- Fazem INJUSTIÇAS CONTRA AS PESSOAS SIMPLES.

 

Em razão da dimensão estrondosa do estado de IMORALIDADE pessoal/social/política/religiosa, a bíblia aponta para SEVEROS JUÍZOS e DUROS CASTIGOS, a serem aplicados àquele povo injusto, explorador, perverso, ganancioso e corrupto, basta ver o quanto apontado em Amós: capítulo 02, 06, 08 e 09.

 

Veja, a própria bíblia, hesita a própria I-G-R-E-J-A a fielmente combater a DESIGUALDADE SOCIAL, através da DEFESA DA JUSTIÇA, EM PROL DOS MAIS NECESSITADOS, independente da bandeira partidária, agente político, viés ideológico, modelo econômico e etc. Tudo em prol do BEM COMUM, em respeito à DIGNIDADE HUMANA, AMOR AO PRÓXIMO e, principalmente, AMOR A DEUS!

 

Não estou aqui dizendo que temos que retirar direitos dos RICOS/ABASTADOS, pois, MUITOS, realmente conquistaram seu patrimônio com muito suor e luta!

 

Entretanto, devemos sempre LUTAR PELA GARANTIA DE DIREITOS, protestar pela devida oferta de efetivas condições, para que o pobre possa melhorar sua vida; através da garantia igualitária de direitos essenciais, como à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Defender moralmente, politicamente e religiosamente, a implementação dos direitos sociais, a saber: educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, direito estes, já garantidos em nossa Constituição Federal.

 

De tal modo, todos nós, incluindo a IGREJA (vista como a célula cristã/todos aqueles que professam a fé no Cristo, como o corpo administrativo propriamente dito), temos que guerrear em favor da suplantação de reais políticas públicas que visem proteger os desprovidos, impedindo ações nefastas e escravagistas daqueles RICOS EXPLORADORES E GANANCIOSOS, de políticos inescrupulosos que retiram direitos fundamentais, resultando no afundamento sistêmico do nosso quadro social.

 

O interessante, é que a bandeira aqui hasteada, e ora laureada, J-U-S-T-I-Ç-A S-O-C-I-A-L, com ênfase principalmente na igualdade, e com arrimo no impedimento de ação predatória e exploratória do mais forte, sobre o mais fraco, é apontada, até mesmo no texto constituinte da nossa NAÇÃO, a saber, a linda Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 3º, onde exculpe quais são OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA NOSSA SOCIEDADE:

 

- reduzir as DESIGUALDADES SOCIAIS;

- construir uma SOCIEDADE LIVRE, JUSTA E SOLIDÁRIA;

- erradicar a POBREZA;

- promover o BEM DE TODOS, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

 

Portanto, defendam não só a justiça “própria”, mas também, a do outro (o PRÓXIMO), seja porque: és um FILHO DE DEUS - um Senhor misericordioso e igualitário; um FILHO DA LUZ – entendido como aquele seguidor do Cristo Jesus, o Messias, internalizando o seu real ensinamento, que é amar o próximo e obedecer a palavra santa. Demostrando que és um cumpridor da palavra e, também, um sujeito político e politizado, conhecedor das leis que regem nosso país.

 

Assim sendo, rogo que voltemos nossos corações, a serem destinados a obedecer os estatutos, mandamentos e determinações, então exaradas pelo Deus Todo Poderoso. Fazendo valer a VERDADE, cumprindo o quanto, incontestavelmente, é ensinado na palavra santa.

 

E, caso seja um cético, siga o quanto determinado nas leis que regem a nossa pátria, vide a carta magna política; para proclamar e reivindicar, que T-O-D-O-S andem no CAMINHO da justiça (honestidade/retidão), a fim de que tenham VIDA, e promovam a correta VIDA a todos indistintamente!

 

A paz e a graça...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OBADIAS, O MORDOMO DO ALTÍSSIMO: PODEMOS SERVIR A TRÊS SENHORES AO MESMO TEMPO? CONFIRMAÇÃO DA PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR INFIEL E DOS 02 MAIORES MANDAMENTOS.

O GRITO DOS 300: "PELO SENHOR E POR GIDEÃO" – A HISTÓRIA DE UM CAMPONÊS COVARDE QUE FOI TRANSFORMADO NUM LÍDER VALENTE!

PANORAMA LIVRO BÍBLICO DE ESDRAS.